Henrique Cabral: learn to fly

02 February 2008


Como Sócrates reparou um engano indesculpável

Cacto fedorento teve acesso a uma conversa, que não poderá deixar de aqui reproduzir, em que se fica a perceber a habilidade do primeiro-ministro para lidar com imprevistos e situações adversas. Aqui fica o registo dessa conversa:
José Sócrates, PM - Dr. Pinto Ribeiro?
Pinto Ribeiro, o ex-serás-tu-o-futuro-ministro da Cultura - Sim? Quem fala?
PM - Daqui é o primeiro-ministro...estou a ligar pessoalmente, pois trata-se de um assunto que tem que ser feito por mim e por mais ninguém, pois ninguém pode saber...
PR - Sr. Primeiro-ministro, quanta honra...mas...a que devo...
PM - Meu caro Pinto Monteiro, venho dirigir-lhe um convite....
PR - Sim?.....
PM - ...pois, o seu vasto curriculum enquanto director artístico da Culturgest e agora, como consultor da Gulbenkian, bem como o trabalho que tem desenvolvido, são garantias mais do que suficientes para lhe poder formular este convite, meu caro José António Pinto Ribeiro!
PR - Muito obrigado, fico extremamente lisonjeado com tal convite, mas....
PM - Não é hora para falsas modestias, caro José Pinto Ribeiro, é hora de continuar a servir, agora num cargo de, é claro, muito maior exigência...
PR - Sr. Primeiro-ministro, quanta honra...nem sabia que a ministra Pires de Lima ía ser remodelada....mas, deixe-me só deixar claro que o meu primeiro nome não é José....é António...
PM - Pinto Ribeiro?...
PR - Sim, mas não José, apenas António Pinto Ribeiro...
PM - Claro, pois....sim, é claro....(vozes abafadas atrás....) (Sócrates, tapando o bocal, perguntando - «quem é este gajo, afinal?») («enganaste-te, não é esse» - voz que parece ser de Pedro Silva Pereira, «diz que lhe telefonaste para dar os parabéns do excelente desempenho e despede-te, esse não tem nada a ver com o Berardo...») De qualquer forma, era só para lhe dar os parabéns porque tem desenvolvido um excelente trabalho, continue, continue, um destes dias ainda o convidarei para ministro da Cultura.....
PR - Mas....então....mas não me estava a convidar, há pouco?....
PM - piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii (som da chamada caindo...)

No comments: