Henrique Cabral: learn to fly

19 February 2008


Fidel hasta siempre!

Notícias de última hora anunciam a retirada de Fidel Castro e a sua renuncia ao poder: "Não aspiro, nem aceitarei - repito - não aspiro, nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e de comandante-em-chefe", escreveu Fidel Castro numa carta publicada no diário oficial Granma. O seu lugar estava a ser ocupado interinamente pelo irmão Raul Castro, 76 anos, que deverá ser agora escolhido para presidir ao Conselho de Estado.

Bruxelas anuncia-se disposta a reactar a sua relação com Havana. Bush considera tratar-se de uma fase de transição e os EUA deverão manter o embargo a Havana.

Assim, parece que tudo está bem quando acaba bem.

Temo que assim não seja e que os verdadeiros problemas estejam agora a começar. A verdade é que Fidel acabou por se chatear a sério com a comunidade internacional (e, em particular, com os Estados Unidos) porque o embargo começa finalmente a complicar-lhe a vida. Se era essa a tua intenção, Bush (perdoa-me a intimidade, mas estás de saída), devo dizer-te que conseguiste. Fidel confessa não conseguir viver mais na imundice que o rodeia: «não aspira» há bastante tempo, não por não considerar importante fazer exercício (o seu fiel fato de treino é disso uma prova), mas sim porque não chegam a Cuba, há muito muito tempo, qualquer tipo de aspiradores provenientes dos USA ou de qualquer outro país. Não há um vacuum cleaner http://www.tianer.cc/en/products.php que seja que apareça em Cuba. E isso é triste, muito preocupante, não contribui para a questão ecológica e complica seriamente a separação dos lixos e das embalagens. A Sociedade Ponto verde (http://www.pontoverde.pt/) já confessou não se sentir capaz de desenvolver ecopontos diferentes dos existentes ou mesmo de lhes mudar as cores. Assim, não existe qualquer hipótese de iniciar a internacionalização desde já, naquilo que poderia constituir um importante contrapeso relativamente ao facto de não chegarem vacuum cleaners a Cuba.

Cacto fedorento soube ainda, de fonte segura muito ligada à questão da Baía dos Porcos, que Fidel há muito não se sentía confortável com o seu fato de treino Adidas, tendo aliás solicitado a seu irmão, Raul Castro, que lhe encomendasse um fato de treino novo, de marca Puma ou Fred Perry, mais acetinado e de forro menos pegajoso e, já agora, «mais acolchoado no rabo-em-rabo», terá referido Fidel.



No comments: