Henrique Cabral: learn to fly

02 February 2008

Crime em Azevinho de Alguilhares

Foi em Azevinho de Alguilhares que se cometeu mais um crime relacionado com a apanha da azeitona. Populares testemunharam cânticos diversos que não o tradicional «ó oliveira da serra, o vento leva a flori, ó ió ai, só a mim ninguém me leva, ó ió ai, pra terra do meu amori». Outros cantares foram ouvidos, para espanto de muitos e júbilo dos mais novos, tudo malta do reviralho que apoia a anarquia e tudo o que ponha em causa as tradições. Houve quem assobiasse «D'ont orri be ape» e homens varejadores que entoaram o «já não há estrelas no céu», enquanto vergastavam as azeitonas. Já as mulheres, na recolha e apanha das azeitonas, cantavam o «passarinhos a bailar», optando, igualmente, por não passar cartão a «ó oliveira da serra, o vento leva a flori, ó ió ai, só a mim ninguém me leva, ó ió ai, pra terra do meu amori», certamente mais apropriado para o evento em causa.

Estes homens e mulheres serão levados a tribunal, onde o senhor doutor Juíz Zé Tó procederá à respectiva inquirição.

No comments: