Henrique Cabral: learn to fly

10 February 2008


É Obama quem vai ganhar?

Penso que a questão do terrorismo irá, uma vez mais, fazer a diferença na altura de encontrar o próximo presidente dos Estados Unidos da América. Com 904 delegados para Clinton (Clintona, não Clinton, o amigo da Mônica) e 724 para Obama, numa altura em qua a afluência às urnas é, para nós portugueses, habituadíssimos a votar em massa, perfeitamente disparatada (em alguns Estados, relativamente a 2004, há agora quatro vezes mais votantes com menos de 30 anos do que então - devem ir todos juntos, em excursões, cheios de croquettes e donuts, que acompanham bastante bem com Pepse ou Coque), e com 689 delegados para McCain, já todos percebemos que o duelo na final do super-bowl, se travará entre Clintona - McCain ou Obama - McCain.

E aqui reside a questão: eu acho (e eu sou um analista experiente) que o duelo se resumirá a Obama - McCain e que McCain será, pura e simplesmente, cilindrado. Porquê? Lá está, por causa do terrorismo. Nos EUA, o campeonato de futebol americano domina os cerca de 3 miolos que existem no cérebro de cada americano. As eleições são um jogo enérgico, cheio de meninas e fru-frus, bandeirinhas, balões e confetis, à semelhança do campeonato de futebol americano. Às corzinhas, azuis, brancas e vermelhas. Por isso, eu acho, que o duelo que interessa é....Obama - ...Osama! Não, meus amigos, Obama não apareceu por acaso, nem mesmo por ser parecido com Martin Luther King. Não, Obama apareceu porque, se McCain promete revirar pedra debaixo de pedra para encontrar Osama Bin Laden, afirmando que, com ele, Osama irá fazer tijolo mais cedo, no caso de ganhar as eleições, os democratas, mais uma vez, demonstram maior proximidade para com o povo americano, sacando da manga o trunfalhaço Obama para uma super-final do super-campeonato americano das eleições presidenciais. Quem, não sendo um Guterres, um Sócrates, um Menezes ou um Santana, sem ter a LPM do seu lado, senão os democratas, esses ganda malucos, se poderia lembrar de um verdadeiro combate ao terrorismo, na sua forma mais pura? Meus amigos, Obama - Osama, será a grande final de 2009, o combate do ano, o combate mais aguardado! Para ver na CBS e acompanhar com pizza e Bud!

No comments: