Henrique Cabral: learn to fly

19 March 2008







A tal bolinha para pessoas eventualmente mais sensíveis (vêem, no canto direito, como mandam as regras?)
Prémios de reconhecimento: avaliação de desempenho, carinho desmedido ou simplesmente…..

Pela primeira vez, não falarei de outros, mas de mim. É que, hoje, estou muito muito muito orgulhoso! Tão imensamente orgulhoso que, qual grito do Ipiranga, não resisto a emitir na blogosfera doses de radiações da minha felicidade. A felicidade deve ser partilhada porque se pode, sem saber, mas querendo-se, ajudar quem dela tenha défice. Por isso também usa dizer-se: «transbordo de felicidade». No meu caso, o resultado de transbordar de felicidade seria uma espécie de espraiar da mesma pela blogosfera.

Mas hoje, para além de orgulhoso, estou também um pouco confuso. Eu explico.

É o Dia do Pai. Por isso, para além do bálsamo, recebi uma medalha e uma taça. A medalha diz, numa deliciosa inscrição: «Pai: 1º lugar». A taça (que é mesmo uma taça, se dela não publico uma foto é porque a deixei no meu local de trabalho e, como a levei para as minhas reuniões de hoje à tarde, nem sequer tive tempo para a fotografar), reza assim: «Melhor Pai do Mundo».

Que dizer? Que eu preferia um avião, porque adoro voar, já eles sabiam. Que eu preferia um barco, porque adoro mar, também. Restou-me mostrar-lhes um pedacinho de mar salgado…que me deslizou sub-repticiamente pela face….e com eles voar para sempre.

Fiquei orgulhoso, já disse e não me canso de repetir. Mas fiquei igualmente confuso: terei eu recebido um prémio de reconhecimento, fruto da avaliação de desempenho (tão na moda) que de mim terão feito? Julgo que sim. Mas…e as inscrições? Deliciosas, à primeira vista, é certo. Mas, numa análise mais fina: «Pai, 1º lugar» e «Melhor Pai do Mundo»….É que, lá em casa, não há mais pais, sou só eu, o Pai. Daí o ter ficado confuso: 1º lugar? Quererá isto dizer que poderia ter ficado em 2º? Ou ainda, eventualmente, muito pior classificado?

De facto, não estou confuso. Estou antes, como direi, aterrorizado! Só me resta agradecer a essa tão malfadada, avaliação de desempenho. A avaliação de desempenho veio ajudar-me a crescer. Veio ensinar-me que, apesar de ser já o 1º, ainda poderei ser melhor…..se nunca me esquecer como devo exercer o meu papel de Pai!

Mais uma coisinha: hoje sinto que o meu grito do Ipiranga não será um grito sem eco. Fazem, pois, favor de ser felizes!

No comments: