Henrique Cabral: learn to fly

02 March 2008


Um precioso auxiliar para o ajudar a pronunciar o nome do próximo presidente russo

Como se sabe, Dimitry Medvedev ganhou as eleições na Rússia e sucederá a Putin. Neste momento, mais do que saber se o perfil deste senhor é adequado às exigências das futuras funções, importa saber pronunciar o seu nome.

Daí a necessidade deste auxiliar. Se Putin se pronunciou durante algumas semanas, no ocidente «Pudim» até o auxiliar existente na altura funcionar (cacto fedorento não existia há data, mas algures num outro blogue existia um auxiliar do tipo daquele que agora se apresenta), suspeito que Dimitry Medvedev levará mais tempo a ser correctamente pronunciado. [note-se que existe uma alternativa ao dispor que é ignorar o nome e dizer apenas Med Ved (mais fácil)]. Caso não o pretenda, eis então o precioso auxiliar:

1. Nunca se referir ao próximo presidente russo como Dimitry Medvedev;
2. Se Dimitry não chega como nome único por ser demasiado banal na Rússia (do mesmo modo que não se utiliza George, preferindo-se apenas na maior parte das vezes Bush, Nicolas, preferindo-se Sarkozy, Aníbal, preferindo-se Cavaco Silva ou José, sendo normalmente preferível a utilização do nome do filósofo Sócrates - em política, é conveniente usar sempre o nome mais difícil, dada a complexidade da tarefa que têm que levar a cabo), há que escolher então, para nome único, Medvedev;
3. Separar pois Medvedev em duas palavras: Mede e vedieve (reparem que a segunda palavra será Vedieve e não Vedev);
4. Conjugar o verbo medir, na terceira pessoa, por diversas vezes;
5. Dizer «Você dieve-me dinheiro» (você deve-me dinheiro em russo), várias vezes, até consolidar;
6. Juntar Mede + Vedieve e repetir até ter a certeza de que já não fará triste figura em publico.

Já agora, importa perceber porque ganhou Dimitry Medvedev, as eleições na Rússia e como conseguiu convencer os cerca de 108 milhões de russos a votar nele. A razão prende-se muito mais com o mérito dos restantes candidatos: por influência da comunidade internacional, que assim pediu o primeiro favor que se conhece nos últimos anos aos russos, foram os próprios russos que decidiram apoiar a comunidade internacional, em nome da continuidade do bom entendimento entre os diferentes blocos do planeta. Assim, o pedido para que Gennady Zyuganov, Vladimir Jirinovsky ou Andrei Bogdanov não vingassem, por terem nomes bastante difíceis de pronunciar pelos jornalistas e políticos ocidentais, acabaria por permitir a eleição desse grande homem que é Dimitry Medvedev, «urso» para os amigos!

No comments: