Henrique Cabral: learn to fly

30 January 2008

Pessoas que procuram as respostas para as perguntas que lhes são colocadas no tecto

Há, neste mundo, muitas pessoas que acreditam que as respostas para questões que lhes colocam estão...escritas no tecto! Sim, é verdade. Cacto fedorento fez o teste com diversas pessoas, de diferentes estratos sociais e sim, aconteceu de facto: não lhes ocorrendo de imediato a resposta a uma pergunta, procuram no tecto a resposta. Fomos mais longe e experimentámos a céu aberto interrogar pessoas sobre temas diversos. A procura aconteceu igualmente, desta vez, no céu.

Cacto fedorento desconhece se a resposta vem de Deus. Pode ser que sim. No entanto, outro facto adicional não deverá ser menosprezado nesta análise: as pessoas podem não conhecer o local exacto onde a resposta está colocada, ou seja, poderão olhar para diversos sítios, lá no alto, e, após encontrarem o texto, então sim, respondem à pergunta que lhes foi colocada.

- Por favor, o Senhor pode dizer-me como se vai para o Iraque?
- Hummm! (Hussein pensando...) (agora, Hussein olhando para cima, cofiando a barba....) (agora, Hussein olhando para outro ponto do céu, em busca da resposta, semi-cerrando inclusivamente os olhos - no fundo, tentando disfarçar e pensando, onde Diabo deixei eu a minha cábula...) Ora bem, o Xenhor xegue por este olibal, bira na terceira oliveira à isquerda, encontra o Tigre, desce o Eufrátes, bira ao terceiro poço de pitroil e ospois pergunta...
- Se calhar lá chegado será difícil p'ra mim, Sôr Hussein...
- Hummm! (buscando novamente a resposta no céu) Talbez. Sim, é gajo p'ra ter razão. Adeus, quer dizer, Alá, desculpe!

Testámos idêntica situação, desta vez em Alijó.

(Pessoa cantando: vamos brindar...com vinho verde qué do meu portugal...lá lá lá lá lá lá lá lá...lá lá lá...)
- (outra pessoa) O Senhor tá a cantar «vamos brindar qué do nosso portugal», certo?
- (cantor, buscando no céu a resposta) Heee....não.
- Parecia mesmo: lá lá lá...vamos brindar....com vinho tinto qué, não! com vinho branco, não! (agora, há que procurar ajuda lá no alto, vá lá veri.....lá está ela: verde, pá, verde!), com vinho verde qué do meu portugali....

E com um político:
- O Senhor ministro remodelou...
- (Senhor ministro pensando, olhando o tecto, buscando, enfim, a resposta adequada que os assessores lhe terão colocado no tecto, pensando: «idiotas, incompetentes, como hei-de eu agora saber o valor do PIB se não tá escrito em lado nenhum...) Qual era a pergunta, exactamente?
- Se remodelou...
- Ah! (buscando...uma espécie de «loading...» dos computadores) Não remodelei, não remodelei...
- Remodelou, remodelou!
- (revirando os olhos para cima, no fundo, em busca...) Ah, pois remodelei, remodelei.

No comments: